Blog Volanty Banner
10 May, 2021

Maio amarelo - Respeito e Responsabilidade no trânsito

O Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

O objetivo do movimento é colocar em pauta o tema segurança no trânsito e mobilizar toda a sociedade para engajar em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Desde 2014, ano de lançamento do Movimento, o OBSERVATÓRIO prepara uma campanha publicitária com um tema diferente para chamar a atenção da sociedade para a pandemia dos sinistros de trânsito, não só no nosso país, mas em todo mundo. Ao longo das sete edições do Maio Amarelo, vários foram os temas já abordados desde o “Atenção pela Vida” em 2014, até o “Perceba o Risco. Proteja a Vida” do ano passado, 2020.

NA 3ª Conferência Global de Segurança Viária, promovida pela ONU/OMS, realizada na Suécia, em fevereiro de 2020, foi atualizado o total de mortes no trânsito: 1,35 milhão de pessoas perdem a vida a cada ano no mundo todo. O último dado divulgado de mortes ocorridas no Brasil, disponibilizado pelo Ministério da Saúde e compilados pelo OBSERVATÓRIO, registrou em 2019, 31.945 vidas perdidas. Esse é o número mais baixo desde 2001.

Vários são os fatores que estão fazendo o total de mortes por sinistros de trânsito diminuir ano após ano no Brasil. Entre eles, o Maio Amarelo, que tem contado com a mobilização da sociedade durante o mês de maio. Por isso, é tão importante que o engajamento continue, mesmo nesse ano, quando as ações deverão ficar dentro do ambiente virtual. Por isso, é tão fundamental angariar mais parceiros para a causa, afinal, enquanto apenas um pedestre, ciclista, motorista, passageiro ou motociclista estiverem desrespeitando as regras, todos nós estaremos em risco.

A campanha 2021 do Movimento Maio Amarelo vai trazer a reflexão sobre atitudes que tem faltado nos últimos tempos em diversos ambientes de convivência: o respeito e a responsabilidade. A mensagem da campanha deste ano traz a empatia como o carro chefe da convivência. Ou seja: não faça para o outro o que você não quer que alguém faça a você!

Confira o vídeo:

Para saber mais sobre a campanha, acesse o site oficial da iniciativa, clicando aqui.

Inscreva-se em nossa Newsletter