Blog Volanty Banner
19 Febuary, 2021

5 dicas de conservação para economizar na manutenção do carro

A manutenção do carro é algo fundamental na vida de todo proprietário. Esta é uma das despesas que você precisará arcar de tempos em tempos. Assim, evitará problemas inesperados ou até mesmo verá o seu automóvel perder valor no mercado. Pode ser que você não perceba de primeira, mas certos hábitos são capazes de detonar a performance do carro. Na maioria das vezes você não faz a menor ideia de que uma atitude tão simples pode danificar seu veículo. Isso reduz a vida útil de diversas peças e gera muitos gastos na oficina.Porém, saiba que você não precisa passar por situações desse tipo. Continue lendo e confira nossas dicas para cuidar bem do seu carro e economizar na manutenção. Continue lendo!

1. Use produtos que não danifiquem a pintura do carro.

A pintura do carro é um dos itens de muito desgaste caso não seja bem cuidada. O uso de produtos “milagrosos” como querosene ou detergentes derivados de petróleo não ajuda na limpeza. Além disso, estacionar no sol ou demorar a limpar as fezes de pássaros pode manchar ou desbotar a pintura. Para manter a aparência de novo, vale a pena encerar o carro a cada três meses.

2. Cuidado com a alta velocidade.

Você dirige em alta velocidade? Além de ser arriscado, isso pode empenar os discos do freio e prejudicar a embreagem. Isso porque as arrancadas e freadas bruscas podem reduzir a vida útil dos freios e causar problemas na direção. Portanto, se você vive em uma cidade com trânsito caótico, não vale a pena exagerar nos freios e antecipar o desgaste. As peças mais importantes do sistema de frenagem são os discos, as pastilhas e o tambor. Eles agem na roda do carro fazendo ele parar quando o pedal é acionado. Como elas representam boa parte da eficiência dos freios, o primeiro passo é ter atenção com o momento certo de fazer as revisões. Os prazos variam entre um veículo e outro, portanto, é preciso conferir as recomendações do fabricante no manual do carro.

3. Evite desgastar a embreagem.

Problemas na embreagem geralmente surgem por uso inadequado. Manter o pé no pedal da embreagem mesmo quando ela não está sendo utilizada é um hábito comum entre os motoristas. Isso pode causar desconforto porque ela ficará alta demais, baixa ou dura como sinal de desgaste. Leve seu carro ao mecânico o quanto antes!

4. Cuide do interior do carro.

Manter um carro bonito como se fosse novo também quer dizer cuidar da parte interna dele. No caso de estofados de tecido, é preciso ter cuidado com o sol ou os bancos poderão ficar encardidos ou amarelados. Já no caso dos bancos de couro, evite também a exposição ao sol para evitar ressecamentos. Limpar com vaselina pode danificar o couro e soltar o forro. Outro cuidado fundamental é com o cheiro do carro. Se você quer um carro com cheirinho de novo, a primeira coisa a fazer é evitar fumar no interior do veículo. Não se aventurar em enchentes também é muito importante, porque por mais que a água evapore, ficarão muitos rastros e você pode ter problemas para vender o carro no futuro.

5. Faça manutenções preventivas.

Com tantos cuidados, ainda existem muitos itens no carro que se desgastam com o tempo. As manutenções preventivas mantém o veículo em boas condições, aumentam sua vida útil e previnem você de acionar o reboque no meio da estrada. Os cuidados de um bom mecânico farão muita diferença no futuro caso você decida ou até mesmo passar muitos anos com ele! Com essas dicas você já pode dar a partida para ter menos gastos com a manutenção do carroE aí, o que achou das dicas acima? Além delas, existem muitos cuidados simples que talvez você não saiba e podem fazer a diferença na performance do automóvel. Quer receber mais dicas como essas em primeira mão? Assine agora mesmo nossa newsletter!